terça-feira, 22 de novembro de 2011

UM POUCO DA HISTORIA DOS MESTRES

Everaldo Bispo de Souza, Mestre Lobão, nasceu em 07 de junho de 1952, na cidade de Itabuna-BA. Começou a fazer capoeira nos anos 60 em sua cidade natal treinando com os Mestres Antônio Rodrigues e Luiz Medicina. Veio para São Paulo, atrás do sonho de um vida melhor e por indicação do estimado Mestre Medicina, passou a treinar com Mestre Suassuna, no grupo Cordão de Ouro onde se formou na turma de 1970.
Em São Paulo conheceu Esdras Filho e o Tenente Esdras Magalhães – Mestre Damião, juntamente com eles, Lobão ajudou a fundar a primeira academia de capoeira do Vale do Paraíba na cidade de São José dos Campos em 1971 a academia “Besouro Mangangá”. Mestre de Capoeira há 35 anos na cidade de São José dos Campos, por ser reconhecido e respeitado tornou-se referência para a capoeira nacional.
Participa anualmente de eventos nacionais e internacionais de capoeiral. Já esteve em países como Estados Unidos, Canadá, França, Áustria, Nova Zelândia, Bélgica, Inglaterra, Suécia e outros; Ministra aulas na Rede Pública, Particular e também nas Universidades; Realiza cursos, palestras, workshop´s, e já levou a capoeira até para o cinema nacional atuando em 3 filmes.
Como um grande incentivador da capoeira nacional, com criatividade e competência, ao longo desses 40 anos Mestre Lobão vem superando os desafios de se viver de capoeira. Mas com seu trabalho consegue a cada dia conquistas que dão sentido e significado para a capoeira que o tornou um mestre.
Em sua trajetória de vida como capoeirista além de pioneiro com a academia Besouro Mangangá em São José dos Campos e mestre de capoeira, Everaldo Bispo também é formado em Educação Física e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo. Por acreditar sempre na educação e na necessidade do aprendizado, Everaldo Bispo de Souza construiu uma formação sólida como profissional e como Mestre Lobão conseguiu fazer da sua arte em praticar e vivenciar capoeira um uma história de vida.


Leia mais: http://mestrelobaosjc.webnode.com.br/mestre%20lob%C3%A3o/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Curiosidades.

A CAPOEIRA
Jogo do Miudinho
Contra Mestre Boca Rica
“Miudinho não é angola, miudinho não é regional...
...Miudinho é um jogo manhoso, é um jogo de dentro...
...é um jogo legal...”
                                                                    Arthur Neto

Nas décadas de 1970 e 1980, a capoeira passou por um período de grande expansão e popularização em todo país, conseguindo um status muito grande no Brasil e no exterior. Começaram a emergir vários benefícios até então inexplorados, como a inserção da capoeira nos currículos das instituições de ensino; o desenvolvimento das metodologias de treinamento; o crescente reconhecimento social da capoeira. A ampliação dos mercados potenciais de trabalho resultou na aplicação da capoeira em trabalhos de grande valor social, como a adaptação para alunos especiais, à reintegração de crianças e jovens marginalizados e a capoeira para a "terceira idade". Ao lado dos benefícios, vieram também os prejuízos - as desfigurações alcançadas pela formação de jovens "mestres" e, principalmente pela exacerbação da agressividade, descambando para a violência.
 Foto: Roger Spock
Durante este período, Mestre Suassuna, preocupado com o rumo que a capoeira vinha tomando, começou a relembrar a capoeira que jogava no fim da década de 50. Então, ele elaborou seqüências de treinamento que fixavam essa movimentação que aprendeu, vivenciou e ensinou. Colocou o seu estilo plástico e rico em movimentações, desenvolveu um toque e alguns elementos que, após um processo que durou mais de quinze anos ficou conhecido como Jogo do Miudinho.
O nome nasceu de uma brincadeira nos treinamentos, aonde o mestre dizia pra seus alunos que deveriam jogar mais próximo, e eufórico gritava: - É pra jogar miudinho!!!
Na década de 90, passou e trabalhou essas seqüências para seus mais novos discípulos que, com uma capoeira rica e vigorosa, ficou conhecida como a “Geração Miudinho”. Com simpatizantes no mundo todo o Mestre Suassuna e seu miudinho ganham adeptos que constantemente freqüentam sua academia, no bairro Santa Cecília em São Paulo, para aprender seus segredos e mandingas do jogo da capoeira.
Axé!!! Muito axé no caminho da capoeira!!!

Sistema de Graduações do Grupo Cordão de ouro


                                                       
SISTEMA DE GRADUAÇÃO DO GRUPO CORDÃO DE OURO
A cerimônia do recebimento do primeiro cordão consiste no batizado. A cerimônia dos cordões recebidos posteriormente consiste na troca de cordão. Fica a critério do mestre ou professor o batizado e a mudança dos cordões de seus alunos. O tempo base para a troca de cordão é de 1 (um) ano.
O sistema de cores que identifica o estágio de aprendizado e evolução do capoeirista é organizado em dois grupos e 5 fases.
Cada grupo corresponde a uma faixa etária:
1) Menores de 15 anos: cordões de cor mais clara;
2) A partir de 15 anos: cordões de cor mais forte, mais escura.
O tom de cor claro, trançado em quatro (com 24 fios) deverá ser usado na cintura dando duas voltas na mesma, e com sua extremidade descendo pela perna esquerda até a altura do joelho. O tom de cor escura para a graduação acima de quinze anos de idade, trançado em quatro com 32 fios de lã.
Serão conferidos certificados de graduação a todas as classificações.
As fases são as seguintes:
Fase 1: Graduação do Praticante de Capoeira Infantil que são capoeiristas com até 14 anos. 
1º Cordão (batizado) - Cordão Verde-Claro
2º Cordão - Cordão Verde-Amarelo Claros
3º Cordão - Cordão Amarelo Claro
4º Cordão - Cordão Amarelo- Azul Claros
5º Cordão - Cordão Azul Claro
Fase 2: Graduação de capoeiristas acima de 15 anos.
1º Cordão (batizado) - Cordão Verde-Escuro
2º Cordão - Cordão Verde-Amarelo Escuros
3º Cordão - Cordão Amarelo Escuro
4º Cordão - Cordão Amarelo- Azul Escuros
5º Cordão - Cordão Azul Escuro
Fase 3: Capoeirista Formado Professor
Trançado com três cores -Verde, Amarelo e Azul - todos escuros.
Fase 4: Capoeirista Formado Contra Mestre
Trançado com quatro cores - Verde, Amarelo, Azul e Branco - todos escuros.
Fase 5: Graduação de Mestres
Trançado com quatro cores - Verde, Amarelo, Azul e Branco - todos escuros.
Mestre 1º Grau - Cordão Branco e Verde
Mestre 2º Grau - Cordão Branco e Amarelo
Mestre 3º Grau - Cordão Branco e Azul
Mestre 4º Grau -  Cordão Branco Total
Mestre 5º Grau - Cordão de Ouro

domingo, 20 de novembro de 2011

Dia de Lazer CDO Caicó

                     Criança Criança Obrigado Por  Nascer.
                               Galera Massa da Capoeira
                                    Professor Kysuky


   
Graduado Penteado
                        Graduado Daniel e Estagiario Nildinho
                                       Ayciara
                             Galerinha Show...
Foi Muito Bom 
essa Galera Sabe Animar