Everaldo Bispo de Souza, Mestre Lobão, nasceu em 07 de junho de 1952, na cidade de Itabuna-BA. Começou a fazer capoeira nos anos 60 em sua cidade natal treinando com os Mestres Antônio Rodrigues e Luiz Medicina. Veio para São Paulo, atrás do sonho de um vida melhor e por indicação do estimado Mestre Medicina, passou a treinar com Mestre Suassuna, no grupo Cordão de Ouro onde se formou na turma de 1970.
Em São Paulo conheceu Esdras Filho e o Tenente Esdras Magalhães – Mestre Damião, juntamente com eles, Lobão ajudou a fundar a primeira academia de capoeira do Vale do Paraíba na cidade de São José dos Campos em 1971 a academia “Besouro Mangangá”. Mestre de Capoeira há 35 anos na cidade de São José dos Campos, por ser reconhecido e respeitado tornou-se referência para a capoeira nacional.
Participa anualmente de eventos nacionais e internacionais de capoeiral. Já esteve em países como Estados Unidos, Canadá, França, Áustria, Nova Zelândia, Bélgica, Inglaterra, Suécia e outros; Ministra aulas na Rede Pública, Particular e também nas Universidades; Realiza cursos, palestras, workshop´s, e já levou a capoeira até para o cinema nacional atuando em 3 filmes.
Como um grande incentivador da capoeira nacional, com criatividade e competência, ao longo desses 40 anos Mestre Lobão vem superando os desafios de se viver de capoeira. Mas com seu trabalho consegue a cada dia conquistas que dão sentido e significado para a capoeira que o tornou um mestre.
Em sua trajetória de vida como capoeirista além de pioneiro com a academia Besouro Mangangá em São José dos Campos e mestre de capoeira, Everaldo Bispo também é formado em Educação Física e Pós-Graduado em Treinamento Desportivo. Por acreditar sempre na educação e na necessidade do aprendizado, Everaldo Bispo de Souza construiu uma formação sólida como profissional e como Mestre Lobão conseguiu fazer da sua arte em praticar e vivenciar capoeira um uma história de vida.
Leia mais: http://mestrelobaosjc.webnode.com.br/mestre%20lob%C3%A3o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário